Rocha três vezes maior que o Everest vai se aproximar da Terra em 2024

O ano de 2024 reserva eventos astronômicos significativos, e um deles ganha destaque: a passagem do “cometa do Diabo”, conhecido cientificamente como 12P/Pons-Brooks. Com um diâmetro de aproximadamente 29 quilômetros, três vezes maior que o Monte Everest, o cometa estará visível no dia 21 de abril de 2024 durante o periélio, o ponto mais próximo de sua órbita em relação à estrela.
Previsto para estar a cerca de 232 milhões de quilômetros da Terra no início de junho, o 12P/Pons-Brooks não representa risco para os humanos. Atualmente, ele se desloca em direção ao Sol a 20 km por segundo, e ao se aproximar, atinge velocidades de até 160 mil km/h. Após esse encontro, a próxima passagem está prevista somente para 2095.
O “cometa do Diabo” é caracterizado como um “vulcão frio”, pois expele violentamente gelo e gás, formando uma cauda em formato de chifres. Theodore Kareta, pesquisador, destaca que as explosões desse cometa podem torná-lo visível sem a necessidade de telescópios profissionais. Descoberto em 1812, o cometa não representará perigo aos humanos, mas a expectativa é de que seja visível pelo público com binóculos ou a olho nu.
Corpos celestes como o 12P/Pons-Brooks são compostos por gelo, poeira e pequenas partículas rochosas. Quando esses cometas criovulcânicos se aproximam do Sol, aquecem, aumentando a pressão e causando explosões que liberam detritos gelados através de grandes rachaduras. Astrônomos amadores, como Eliot Herman, observaram recentes explosões desse cometa, evidenciando sua atividade criovulcânica.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link