Apoie o DCM

Rodrigo Janot desiste de concorrer a vaga no Ministério Público

Reportagem de Letícia Casado na Folha.

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot anunciou nesta segunda-feira (23) que desistiu de concorrer a uma vaga no Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Janot, que deixou o cargo em setembro de 2017, é subprocurador com atuação no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e está em licença na Colômbia para dar aulas em uma universidade em Bogotá.

O conselho decide questões administrativas, como a criação de uma força-tarefa. Os cerca de mil procuradores do país participam da escolha dos integrantes do colegiado. Eles vão votar em dois representantes para o órgão.

A eleição está marcada para 22 de maio, mas as inscrições para concorrer a uma das vagas terminaram na sexta (20). Janot se inscreveu e viajou aos Estados Unidos.

Ele diz que mudou de ideia durante a viagem e que agora pretende concentrar as energias em defender o legado da Lava Jato. 

(…)

Janot diz que “no atual momento” lhe parece mais útil “ocupar os espaços fora da instituição”. Segundo ele, “denunciar os ataques sistemáticos contra o modelo de combate à corrupção consolidado pela Lava Jato é a opção mais acertada para um ex-PGR”. 

(…)

Ele