Rodrigo Manga, o “presidente de Sorocaba”, pode ser preso por recusar tratamento para idosa

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) solicitou, na última sexta-feira (26), a prisão do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e do secretário de Saúde, Cláudio Pompeo, por desacato a uma determinação judicial relacionada ao tratamento de Neusa Carvalho de Oliveira, de 78 anos, que aguarda um tratamento de home care desde o início do mês, enfrentando Alzheimer, infecção urinária grave e quadro de demência.
O pedido de prisão foi apresentado pelo advogado de defesa da paciente, que alega desrespeito às medidas judiciais, incluindo multas diárias de R$ 1.000,00. O advogado ainda solicita também o sequestro dos valores destinados ao tratamento pela Prefeitura e pede o indiciamento por improbidade administrativa, o que poderia resultar na perda dos cargos políticos.
A base legal para o pedido de prisão está no decreto municipal de 1967, que prevê pena de 3 meses a 3 anos para autoridades políticas que deixam de oferecer serviços essenciais à população, com a possibilidade de ampliação da pena em casos envolvendo crianças, grávidas ou idosos.
Rodrigo Manga, apesar de ser prefeito no interior de São Paulo, ficou nacionalmente conhecido em outubro de 2023 quando se aproveitou do resgate de brasileiros em Israel, coordenado governo Lula em parceria com as Forças Armadas, para promover sua imagem. Uma bolsonarista viralizou ao se referir ao prefeito como o responsável pela repatriação.
Não foi o prefeito de Sorocaba, mas sim o presidente Lula. Bolsonarista alienada. Esperamos reconhecimento dos extremistas de direita. É possível? Creio que não!pic.twitter.com/cDN4BZIG3m
— Reinaldo Junior (@ReinaldoOliv) October 12, 2023