Apoie o DCM

Rompimento de Doria com Bolsonaro trava obras e repasse do BNDES ao governo de SP

De Silvia Amorim no Globo.

As palavras do presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira deixaram explícito o rompimento político dele com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Entretanto, não é somente com Bolsonaro que as relações do paulista esfriaram no governo federal. O tucano andou levando rasteiras recentemente até de ministros com quem ele mantinha proximidade.

A última delas foi registrada na semana passada. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, desautorizou Doria em público sobre um projeto para a Baixada Santista, litoral paulista, que o tucano promete desde que tomou posse – a construção de uma ponte para interligar os municípios de Santos e Guarujá.

Em visita à região, o ministro disse no último dia 29 que o governo federal não concorda com o projeto, porque ele prejudicaria a futura expansão do Porto de Santos. O governo federal defende a construção de um túnel no local.

A manifestação de Freitas aconteceu dois dias depois de Doria ter visitado a região e reafirmado a promessa de construção da ponte. Em 2019, o governador levou a proposta ao governo Bolsonaro. A estrutura passaria pela região sob gestão do Porto de Santos e precisaria de autorização federal, o que, segundo o ministro, não virá.

(…)