Rosa Weber afirma que parecer da PGR sobre Bolsonaro “causa perplexidade”

A ministra do STF Rosa Weber cobrou nesta sexta (1°) novo parecer da PGR sobre pedidos de PT e PSOL. Os dois partidos querem que seja investigado possíveis crimes de Bolsonaro ao provocar aglomerações. Além de ignorar o uso de máscara de proteção contra a Covid-19.
A primeira manifestação da PGR foi assinada pela subprocuradora-geral Lindôra Araújo. Na avaliação de Weber, há “dubiedades” e causa “certa perplexidade”. No parecer entregue ao Supremo, Araújo afirmou não ser “possível realizar testes rigorosos, que comprovem a medida exata da eficácia da máscara de proteção como meio de prevenir a propagação do novo coronavírus”.
Rosa disse que “a margem de conformação da atuação ministerial e judicial não engloba um juízo de conveniência a respeito da medida sanitária adotada”.
Leia mais:
2 – PTB estuda expulsar Oswaldo Eustáquio e filha de Roberto Jefferson para atrair Bolsonaro; entenda
Rosa Weber se posiciona
“O motivo para que não se delegue aos atores do sistema de justiça penal competência para auditar a conveniência de medidas desta natureza é elementar: eles não detêm conhecimento técnico para tanto; falta-lhes formação nas ciências voltadas a pesquisas médicas e sanitárias”, declarou a magistrada.
Não há prazo ainda para que o PGR se posicione sobre o assunto novamente. Vale destacar que Bolsonaro cometeu diversas infrações na pandemia e seguiu ileso. Mas haverá manifestações neste sábado (2) para pedir o impeachment.