Apoie o DCM

Rosa Weber será relatora da ação de Moro contra acesso de Lula às mensagens da Lava Jato

Do UOL:

Ministra Rosa Weber, do STF
Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A reclamação do ex-juiz Sergio Moro no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o acesso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a mensagens de procuradores da Lava Jato terá relatoria da ministra Rosa Weber. Moro, porém, queria que sua ação ficasse com o ministro Edson Fachin, responsável por questões envolvendo a operação no Supremo.

A escolha de Weber foi feita ontem após o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, ter determinado livre distribuição, o que acontece por sorteio, de forma aleatória. Moro diz acreditar que, pelo fato de os diálogos terem relação com a Lava Jato, Fachin deveria ser relator da ação. Algumas das mensagens, obtidas por meio de um ataque virtual, envolvem procuradores da força-tarefa do MPF (Ministério Público Federal) e o ex-magistrado.

Agora, caberá à ministra avaliar a reclamação do ex-juiz a respeito da decisão do ministro Ricardo Lewandowski de ter liberado as mensagens à defesa de Lula. Moro já atuou no gabinete de Weber, como auxiliar no julgamento do mensalão. Procurado, o ex-juiz não irá comentar a distribuição de seu pedido à ministra.

(…)