Rosa Weber suspende investigação do STJ contra procuradores da Lava Jato
Do Globo:

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta terça-feira o inquérito aberto de ofício pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, para investigar a conduta de procuradores, incluindo integrantes da extinta força-tarefa da Operação Lava Jato.
Rosa determinou que a tramitação seja interrompida até que o mérito da questão seja julgado pela Primeira Turma da Corte. A decisão foi tomada em um habeas corpus apresentado ao STF pela defesa do procurador Diogo Castor de Mattos, que atuou na Lava Jato de Curitiba. Na mesma ação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também pediu a interrupção da investigação.
Interlocutores de Martins afirmaram que o ministro poderia até determinar medidas como busca e apreensão contra procuradores.
O inquérito cita nominalmente seis procuradores como alvos iniciais da investigação, com base apenas em notícias publicadas na imprensa e em informações de uma entrevista dada pelo hacker Walter Delgatti Neto, responsável pela invasão dos celulares de procuradores e vazamento das mensagens do Telegram.
(…)
Todos devem estar abaixo da lei e responder por seus atos. Contudo, transformar investigadores em investigados SEM FUNDAMENTO (por exemplo, sem fatos tipificados como crimes) coloca em risco a independência da atuação dos órgãos de investigação. https://t.co/ccP2NqGtoq
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 31, 2021
Deltan Dallagnol, um dos alvos do inquérito, disse que a investigação não tinha “fundamento” e “coloca em risco a independência da atuação dos órgãos de investigação”.
Na última segunda (29), o STF havia dado um aval informal ao inquérito do STJ.