Apoie o DCM

Roteirista da Turma da Mônica sofre ameaças na internet por frase ‘pró-aborto’

Do nexo:

“Meu corpo, minhas regras! Podem discutir e debater até cansar…”, disse Mônica na edição 94 da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem (conhecida como TMJ), que retrata aventuras dos personagens clássicos de Maurício de Souza em versão adolescente.

No contexto da história em quadrinhos, a frase de Mônica se opunha à intromissão de seus amigos em uma decisão estética: se ela deveria ou não usar aparelho nos dentes.

O dilema faz referência aos debates sobre a autonomia da mulher sobre o próprio corpo, que estiveram na ordem do dia nos últimos meses em manifestações feministas e na política. Também conversa com uma das principais características da personagem. Mônica, desde as primeiras edições da Turma, é descrita como “dentuça”.

O trecho, no entanto, gerou descontentamento em grupos conservadores. Comentários e correntes de Whatsapp concluíram que Turma da Mônica Jovem “apoia o aborto” e defendiam que crianças devessem ser proibidas de ler os quadrinhos da TMJ.

Além disso, uma das roteiristas da edição 94, a quadrinista Petra Leão, passou a sofrer ataques e ameças nas redes sociais em razão da frase dita por Mônica na revista. As mensagens acusaram a publicação de “doutrinação esquerdista” e pediam a demissão de Petra Leão do quadro de roteiristas da Maurício de Sousa Produções.

(…)