Apoie o DCM

RS: agente de saúde é condenada a 51 anos de prisão por tentar matar recém-nascidos

Fachada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Foto: Carlos Edler/Agência RBS

Uma técnica de enfermagem foi condenada a 51 anos e 8 meses de prisão pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Vanessa Pedroso Cordeiro, de 40 anos, foi considerada culpada por ter assumido o risco de matar 9 recém-nascidos no Hospital da Ulbra de Canoas, município localizado a 15 quilômetros de Porto Alegre, em 2009.

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (12), após o juiz Diogo de Souza Mazzucatto Esteves constatar que a mulher administrou medicamentos controlados, como morfina, nos bebês sem autorização médica. Isso causou problemas respiratórios, convulsões e a internação dos recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do hospital.

O advogado da profissional, Flávio de Lia Pires, argumentou que Vanessa possui transtorno de personalidade e, por isso, “não conseguia conter os seus impulsos” na época do crime. Segundo o advogado, a técnica precisa de tratamento médico.

“No momento que ela praticava as condutas não tinha condições de se autodeterminar. Não conseguia conter os seus impulsos. Agiu fora da realidade”, disse a defesa da mulher.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link