Apoie o DCM

RS confirma a segunda morte por leptospirose após as chuvas

Cidade de Eldorado do Sul tomada pela enchente do rio Jacuí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Foto: Anselmo Cunha/AFP

A segunda morte por leptospirose no Rio Grande do Sul desde o início das enchentes foi confirmada nesta terça-feira (21). A vítima, um homem de 33 anos que morava no município de Venâncio Aires, morreu na última sexta-feira (17).

Um idoso de 67 anos da cidade de Travesseiro, na região do Vale do Taquari, já havia morrido devido à mesma doença. A leptospirose é uma doença transmitida pela urina de animais infectados, que funcionam como vetores da bactéria leptospira.

Segundo especialistas, o contato com a água de enchentes e alagamentos aumenta o risco de infecção, motivo pelo qual pode haver um aumento nos casos de leptospirose no estado gaúcho a partir deste mês.

A prefeitura de Venâncio Aires confirmou três casos de leptospirose este mês, com outras 23 suspeitas em investigação pelo Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi) do município. Dos três casos confirmados, dois pacientes já se recuperaram.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link