RS deve ter semana de chuvas fortes e tempestades de vento; veja a previsão

A semana no Rio Grande do Sul será marcada por fortes chuvas e instabilidades, segundo a Climatempo. A formação e deslocamento de duas frentes frias, combinados com a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera, resultarão em intensas instabilidades até quarta-feira (19). “A gente tem condições, eu diria, muito difíceis para os próximos dias, porque o volume previsto é bastante grande”, afirmou o meteorologista Anderson Ruhoff, da UFRGS.
Desde sábado (15), as chuvas já estão presentes e a previsão é de precipitações significativas até quarta-feira (19) em grande parte do sul do país. No centro-norte e noroeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva podem variar entre 200 mm e 300 mm. Regiões como a Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos, Jacuí e Caí, além de trechos de serra e planalto, estão incluídas nesta previsão. Nas demais áreas, os acumulados esperados estão entre 80 mm e 150 mm. “Estima-se que as rajadas de vento variem entre 60 e 80 km/h na maioria das regiões, podendo alcançar 90 km/h nas áreas serranas durante os dias 16 e 17”, explicou Ruhoff.
Nesta segunda-feira (17), espera-se que o tempo fique bastante nublado e chuvoso nas regiões das Missões, noroeste e norte do estado, onde são esperados temporais e elevados volumes de água. Na região central, sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, serras, vales e litoral, a chuva ocorrerá a qualquer momento. Já na terça-feira (18), a chuva poderá ocorrer a qualquer hora nas Missões, centro, noroeste, norte, Região Metropolitana, vales, serra, nordeste e litoral, podendo ser intensa. Na quarta-feira (19), por sua vez, as instabilidades persistirão em todo o estado, com chance de chuva forte e volumosa.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link