Apoie o DCM

RS tem prejuízo estimado de R$ 10 bilhões e comércio só volta no fim do ano

Comerciantes limpam lojas após águas abaixarem depois de enchentes no RS

O prejuízo estimado no Rio Grande do Sul após as enchentes chega a R$ 10 bilhões, afetando gravemente o comércio. A previsão é que a retomada plena das atividades comerciais ocorra somente no final do ano. Delamor Sader D’Ávila Filho, diretor das Livrarias Cameron, lamenta a destruição que atingiu as lojas e o centro de distribuição da rede. “É muito triste ver a destruição de um patrimônio que levou uma vida inteira para ser erguido”, disse D’Ávila Filho, que espera a normalização das operações apenas em setembro.

A Federação Varejista do Rio Grande do Sul destaca que o comércio gaúcho enfrenta enormes dificuldades para recuperar os estoques e materiais perdidos. Ivonei Pioner, presidente da Federação, alerta que a reconstrução das estradas é crucial para o reabastecimento das lojas. “A capital será o último lugar que vai ter sua reconstrução, porque a grande maioria das estradas comprometidas vêm do interior até a capital”, explicou Pioner, estimando um prazo de 30 a 45 dias para a retomada inicial das atividades comerciais.

Além dos varejistas, o setor de bares e restaurantes também sofre com os impactos das enchentes. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 65% dos estabelecimentos conseguiram retomar suas atividades, mas muitos ainda enfrentam problemas com fornecimento de água e energia elétrica.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, afirma que a recuperação será lenta e difícil, destacando a necessidade de capital de giro e programas de auxílio para pagar os salários e recompor os estoques. “A situação de retomada será muito lenta e mais dura, porque na pandemia ainda tínhamos o delivery. Agora, está impossível trabalhar sem energia e água”, concluiu Solmucci.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link