Apoie o DCM

Rúgbi, filarmônica e balé: ‘Favela tem muito mais que tráfico, rapaz’

“Violência na favela? Não, obrigado. A gente tem bem mais que tiroteio e tráfico aqui, rapaz”, diz Joildo Santos, com um olho no vaivém do centro da favela de Paraisópolis, em São Paulo, e outro na página dos moradores da comunidade no Facebook. Sua última postagem apresentava o time de rúgbi local, que está prestes a completar dez anos e tem até jogador na seleção brasileira.

“Você sabia que tem rúgbi aqui?”, pergunta o comunicador. “Também tem orquestra filarmônica, circuito gastronômico e balé com mais de cem dançarinas.”

Sem intermediários, por meio de vídeos, fotografias e relatos de moradores, ele compartilha nas redes sociais o que chama de “pauta positiva” das favelas. Para reverter a imagem ruim que por décadas foi associada às comunidades, Paraisópolis divulga cursos de formação, personagens locais, eleições comunitárias e eventos culturais, como festivais de música, poesia e dança.

“A gente opta pela perspectiva construtiva”, explica Joildo, mostrando a rádio comunitária e o jornal Espaço do Povo, fundado há 7 anos e hoje repleto de anunciantes.

Joildo não é o único. Em primeira pessoa, representantes de comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo usam a força das redes para levantar temas que não costumavam despertar interesse da imprensa tradicional, para integrar moradores e também levar conteúdo para além das fronteiras entre morro e asfalto.

As páginas funcionam também como um registro inédito do cotidiano dos morros, apresentando personagens locais, eventos, vielas, áreas verdes e outros espaços pouco conhecidos por quem não frequenta as áreas.

A “pauta positiva” não mascara a realidade e também inclui reivindicações, usando imagens de obras paralisadas ou problemas de infraestrutura, como esgoto a céu aberto.

Essas fotos – que às vezes são sobrepostas por textos e viram “memes” – muitas vezes são colhidas por leitores, que assumem o papel de “correspondentes” nas áreas mais distantes das comunidades.

Saiba Mais: bbc