Apoie o DCM

Rui Falcão: “Não estamos fazendo o programa dos derrotados”

Da Reuters:

O presidente do PT, Rui Falcão, negou nesta sexta-feira que a presidente Dilma Rousseff reduzirá o papel dos bancos públicos no financiamento e afirmou que o Estado continuará a desempenhar um papel importante no segundo mandato da petista.

Em entrevista a jornalistas em São Paulo, Falcão também disse que a manutenção da taxa de juros em patamares elevados por um longo período poderá afetar os investimentos em infraestrutura e rejeitou a tese de que, após ser reeleita, Dilma passou a aplicar o programa econômico defendido pelo seu adversário no segundo turno das eleições, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

“A taxa de juros subiu para conter um pouco a inflação. Agora, mantida por muito tempo a atual taxa de juros, você não consegue induzir o investimento em infraestrutura, porque não há ação social do capital, o capital vai para onde tem mais rendimento, mais retorno”, disse Falcão.

“Tem uma tentativa de dizer que nós estamos fazendo o programa dos derrotados. Não é verdade”, assegurou. “O Estado vai continuar a ter papel na economia, não tem nada a ver com a proposta neoliberal. Os bancos públicos vão continuar a ter papel também”, disse.

Falcão disse que é importante que os bancos privados participem do financiamento e disse que o PT jamais fez campanha contra os bancos privados.