Apoie o DCM

Rússia ameaça usar armas nucleares se Suécia e Finlândia entrarem na Otan

Arma nuclear russa

Aliado de Vladimir Putin, o ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev disse nesta quinta-feira (14) que o país pode implantar armas nucleares no Mar Báltico se a Suécia e a Finlândia se juntarem à aliança da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“Se a Suécia e a Finlândia se juntarem à Otan, a extensão das fronteiras terrestres da aliança com a Rússia mais que dobrará”, escreveu Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, em seu canal no Telegram. “Naturalmente, essas fronteiras terão que ser reforçadas.”

“Se isso for feito, não será possível um status não nuclear do Mar Báltico”, disse ele. “O equilíbrio deve ser restabelecido.” O povo da Suécia e da Finlândia, acrescentou, acabaria com navios russos com armas nucleares “à distância de um braço” de suas casas.

Seus comentários são os mais duros até agora de uma proeminente figura russa sobre a possível reação do Kremlin a um pedido dos dois países nórdicos para ingressar na Otan.

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, disse na quarta-feira (13) que o país decidirá dentro de “semanas” se deve se inscrever para entrar na Otan. A Suécia também se aproximou de buscar a adesão após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link