Apoie o DCM

Navio mais importante da Rússia afunda no mar após explosão

navio Rússia
Navio mais importante da Rússia afundou

A agência estatal de notícias RIA informou nesta quinta-feira (14) que o navio mais importante da frota da Rússia no Mar Negro, o cruzador antimísseis Moskvá, afundou depois de uma explosão. De acordo com o veículo de comunicação, a confirmação foi feita pelo Ministério da Defesa russo.

A embarcação carregava 16 mísseis que tinham a força de alcançar pelo menos 700 quilômetros. O navio ainda era conhecido por ter sistemas de defesa aérea que serviam para proteger a esquadra de ataques aéreos.

O governo da Ucrânia disse que o navio foi atingido por um míssil do país. Já o governo russo nega a informação.

Toda a tripulação que estava na embarcação, cerca de 500 pessoas, conseguiu sair, segundo a agência Interfax. A Rússia agora trabalha com o planejamento de rebocar o navio até o porto.

Ainda não se sabe qual será a reação de Vladimir Putin em relação ao caso. Até o momento, não há nenhum indicativo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Rússia ameaça usar armas nucleares se Suécia e Finlândia entrarem na Otan

Aliado de Vladimir Putin, o ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev disse nesta quinta-feira (14) que o país pode implantar armas nucleares no Mar Báltico se a Suécia e a Finlândia se juntarem à aliança da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“Se a Suécia e a Finlândia se juntarem à Otan, a extensão das fronteiras terrestres da aliança com a Rússia mais que dobrará”, escreveu Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, em seu canal no Telegram. “Naturalmente, essas fronteiras terão que ser reforçadas.”

“Se isso for feito, não será possível um status não nuclear do Mar Báltico”, disse ele. “O equilíbrio deve ser restabelecido.” O povo da Suécia e da Finlândia, acrescentou, acabaria com navios russos com armas nucleares “à distância de um braço” de suas casas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link