Saiba como e onde ver o eclipse solar mais longo do século

Em 2 de agosto de 2027, o mundo assistirá ao eclipse solar mais longo do século, com um período de escuridão total de 6 minutos e 23 segundos. Este raro fenômeno não se repetirá até 2114, atraindo astrônomos e entusiastas de todo o mundo.
O eclipse percorrerá um caminho que se inicia próximo ao estreito de Gibraltar e atravessará o Atlântico, norte da África e o oceano Índico, com o ponto de maior duração em Luxor, no Egito. O local, conhecido por seu rico patrimônio histórico, será o privilegiado: onde o eclipse atingirá seu clímax.
A cidade se prepara para receber visitantes de todo o mundo, ansiosos para vivenciar essa fusão de ciência e cultura. A Espanha também terá uma visão privilegiada, sendo o único país europeu a oferecer uma experiência total do eclipse. Cidades da Andaluzia, como Cádis e Málaga, terão até 3 minutos de escuridão total, enquanto a França observará o fenômeno parcialmente, com a cobertura solar de até 72%.
O eclipse de 2027 já está gerando expectativas em agências de turismo, que oferecem roteiros exclusivos em locais estratégicos, como Luxor, para uma experiência “astrocultural”.