Saiba o que aconteceu com brasileira paralisada por bactéria rara nos EUA

Cláudia de Albuquerque Celada (24), jovem brasileira que viajou aos Estados Unidos em 2023, contraiu uma bactéria rara e ficou paralisada, voltou ao Brasil e recebeu alta. Ela viajou a Aspen, no Colorado, em um intercâmbio e planejava voltar a São Caetano (SP) em abril, mas o problema de saúde atrasou seus planos.
Em entrevista ao blog VivaBem, do UOL, ela afirmou que ingeriu “apenas uma colher” da sopa e passou a sentir cansaço, tontura e visão turva pouco depois. O diagnóstico só foi concluído 15 dias depois e apontou botulismo, uma doença rara.
A jovem contraiu uma dívida de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões) com um hospital americano por conta da internação e só conseguiu retornar ao Brasil em maio, quando foi internada no Hospital São Luiz São Caetano do Sul. O transporte foi bancado pelo Swedish Medical Center por UTI aérea e a família fez uma vaquinha para tentar pagar a dívida.
Cláudia teve uma alta definitiva em 1º de agosto e tem feito fisioterapia para fortalecer a musculatura e voltar a se movimentar com independência. Ela deixou o hospital sem traqueostomia e sem a sonda de alimentação, mas tem usado uma cadeira de rodas. “Retomar a rotina ainda é impossível, devido à locomoção”, relatou.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line