Saiba o que causou a morte de menina espancada por colegas em escola

Alícia Valentina, de 11 anos, morreu após ser espancada por cinco colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. O atestado de óbito apontou que a causa da morte foi “traumatismo cranioencefálico produzido por instrumento contundente”, indicando que a menina sofreu um forte impacto na cabeça, possivelmente causado por um objeto.
O ataque ocorreu na quarta (3), quando Alícia foi interceptada no banheiro da escola e agredida pelos colegas. Segundo o boletim de ocorrência, um dos meninos iniciou as agressões porque a vítima recusou o pedido dele para “ficar com ele”. Outra criança que presenciou a cena relatou o caso à polícia.
Após o espancamento, a menina foi levada para três unidades de saúde no interior e, posteriormente, transferida para o Hospital da Restauração, no Recife (PE). Apesar dos esforços médicos, Alícia teve morte cerebral confirmada no domingo (7), em consequência do traumatismo craniano.
Inicialmente registrado como lesão corporal, o caso foi retificado para lesão corporal seguida de morte. O Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) abriu procedimento para acompanhar as investigações e já solicitou informações à prefeitura.