Saiba quais regiões serão afetadas por frente fria no Brasil

Uma nova frente fria chega ao Brasil na sexta-feira (26), provocando mudanças climáticas em várias regiões. A região Sul será a primeira a experimentar as quedas drásticas na temperatura, com risco de geada no sul do Rio Grande do Sul e nas áreas de fronteira com o Uruguai, mas com volumes baixos de chuvas.
Entre 28 de julho e 1° de agosto, a faixa leste do Sudeste e ao centro-sul do Mato Grosso do Sul, terá grandes volumes de chuva que podem chegar a 80mm em cinco dias. Essa precipitação ajudará a mitigar o risco de incêndios e trará um alívio momentâneo para as regiões afetadas pelo calor extremo. Na contramão, no Centro-Norte do país, o clima permanece quente e seco, com temperaturas máximas acima de 37°C.
No Nordeste, as chuvas ficarão restritas à faixa litorânea, enquanto no Norte, as precipitações se concentrarão no centro-norte do Amazonas, do Acre e de Rondônia. A partir de 2 de agosto, as chuvas devem continuar no Sul e avançar para o interior de São Paulo e Mato Grosso, com volumes entre 10mm e 15mm. Essa chuva pode ajudar a aliviar o risco de incêndios nessas regiões e fornecer umidade crucial para o solo.