Saiba quando 2º grupo de brasileiros deve ser resgatado em Gaza

O Itamaraty criou uma segunda lista de repatriação com 86 brasileiros e parentes que ainda estão em Gaza. Os nomes já foram encaminhados ao governo do Egito e o pedido de diplomatas é que o governo do país autorize o uso da passagem de Rafah novamente.
A expectativa para o segundo resgate, no entanto, não é tão boa. Diplomatas acreditam que não há previsão de data exata para a volta do grupo ao Brasil, já que há cerca de três mil pessoas de nacionalidades diferentes aguardando autorização. A informação é da coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.
O governo brasileiro levou quase um mês para garantir a repatriação do primeiro grupo de 32 pessoas, que chegou ao país no último dia 13. Diplomatas acreditam que o cenário atual é mais desafiador e que é provável que os integrantes da segunda lista só deixem o Oriente Médio no início do próximo ano.
A segunda relação de pessoas é mais ampla e inclui avós e irmãos mais velhos de brasileiros. Na primeira, estavam na lista somente pais, filhos e cônjuges de brasileiros e cidadãos com dupla nacionalidade. Agora, o grupo é formado principalmente por palestinos.