Saiba quando irá ocorrer e como acompanhar o próximo eclipse solar total

Na última segunda-feira (8), partes do hemisfério norte testemunharam um eclipse solar total. Quem perdeu o fenômeno terá três oportunidades nos próximos quatro anos para presenciar a Lua encobrir o Sol.
O primeiro, marcado para 12 de agosto de 2026, iniciará acima da Groenlândia, passará pela costa oeste da Islândia e seguirá sobre o oceano Atlântico e a Espanha. Entretanto, o clima pode ser um grande “estraga-prazeres”. “A Islândia normalmente tem muitas nuvens durante essa época do ano”, disse Paul Maley, que dirige as Expedições Ring of Fire.
Devido à instabilidade meteorológica da Islândia, as Expedições Ring of Fire estão concentrando suas apostas na Espanha, com uma excursão de dez dias pelo continente. Enquanto isso, a Sirius Travel está oferecendo não apenas uma viagem de cinco dias para Maiorca, mas também um tour de oito dias pela Islândia.
Cerca de um ano depois, em 2 de agosto de 2027, outro eclipse percorrerá a costa do Mediterrâneo do norte da África, cruzará o Egito e parte da Península Arábica. O terceiro e último evento, em 22 de julho de 2028, cruzará os céus da Austrália e da ponta sul da Nova Zelândia.
Após esse último eclipse, será necessário esperar até novembro de 2030 para presenciar o fenômeno novamente.