Saiba quando será a greve dos motoristas de ônibus em SP

Os trabalhadores das empresas de ônibus de São Paulo planejam uma greve para a próxima sexta-feira (7), o que pode paralisar as atividades de cerca de 60 mil profissionais, incluindo motoristas e cobradores. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (3), durante uma assembleia realizada na frente da Prefeitura, no centro da capital paulista.
A direção do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo apresentou diversas reivindicações. Entre elas, estão um reajuste de 3,69% conforme o IPCA-IBGE, um aumento real de 5% e a reposição das perdas salariais durante a pandemia, calculada em 2,46% pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Em nota ao UOL, a Prefeitura de São Paulo afirmou que defende o direito à livre manifestação, mas ressalta a importância de que a greve seja avisada com 72 horas de antecedência. Além disso, a Prefeitura solicita a manutenção de uma frota mínima durante os horários de pico para minimizar o impacto na população.