Apoie o DCM

Saiba quanto é o salário do servidor da Embrapa que fez gesto nazista

Marcelo Costa Mota imita Elon Musk e faz gesto nazista. Foto: Reprodução

Marcelo Costa Mota, técnico efetivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), viralizou nas redes sociais após publicar uma foto fazendo saudação nazista e segurando uma bandeira com a cruz de ferro e a águia imperial alemã, símbolos associados ao regime de Adolf Hitler. O servidor, que possui remuneração mensal de R$ 12 mil, ingressou na Embrapa em 2008 e foi promovido a “técnico A” em julho de 2024. Ele está lotado no Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental, em Manaus (AM).

A apologia ao nazismo é crime no Brasil, conforme a Lei 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor. O Art. 20 da legislação prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A lei também proíbe a fabricação, comercialização ou divulgação de símbolos nazistas, como a cruz suástica, para fins de propaganda.

Em nota, a Embrapa afirmou que “abriu processo administrativo, que está em trâmite na Corregedoria da instituição, órgão interno responsável pela apuração, e na Comissão de Ética. Também houve encaminhamento de informações aos órgãos externos de investigação competentes”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line