Saiba quanto é o salário do servidor da Embrapa que fez gesto nazista

Marcelo Costa Mota, técnico efetivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), viralizou nas redes sociais após publicar uma foto fazendo saudação nazista e segurando uma bandeira com a cruz de ferro e a águia imperial alemã, símbolos associados ao regime de Adolf Hitler. O servidor, que possui remuneração mensal de R$ 12 mil, ingressou na Embrapa em 2008 e foi promovido a “técnico A” em julho de 2024. Ele está lotado no Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental, em Manaus (AM).
A apologia ao nazismo é crime no Brasil, conforme a Lei 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor. O Art. 20 da legislação prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A lei também proíbe a fabricação, comercialização ou divulgação de símbolos nazistas, como a cruz suástica, para fins de propaganda.
Em nota, a Embrapa afirmou que “abriu processo administrativo, que está em trâmite na Corregedoria da instituição, órgão interno responsável pela apuração, e na Comissão de Ética. Também houve encaminhamento de informações aos órgãos externos de investigação competentes”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
