Apoie o DCM

Saiba quanto Elize Matsunaga ganhou para dar seu depoimento à Amazon

Elize Matsunaga. Imagem: reprodução

A estreia da minissérie Tremembé no Prime Video reacendeu o interesse em alguns dos crimes mais marcantes do Brasil, incluindo o caso de Elize Matsunaga, interpretada por Carol Garcia. A produção da Paranoid para o Amazon MGM Studios retrata o cotidiano da penitenciária conhecida como “prisão dos famosos” e levantou novamente dúvidas sobre a vida financeira de Elize, que já havia dado uma entrevista no documentário Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime, lançado pela Netflix em 2021.

A jornalista Thaís Nunes, idealizadora do documentário, esclareceu à Folha de S. Paulo que Elize não recebeu “nenhum valor em dinheiro para falar”, assim como os demais entrevistados. A negociação levou 18 meses e contou com o produtor Gustavo Melo. Ela aceitou participar motivada pelo desejo de registrar sua versão da história para a filha, então um bebê de seis meses. No total, foram 21 horas de gravação e mais de 20 entrevistas.

Elize foi condenada em 2016 pelo assassinato e esquartejamento do marido, Marcos Matsunaga, herdeiro da Yoki, ocorrido em 19 de maio de 2012. A pena foi de 16 anos de prisão, e ela está em liberdade condicional desde maio de 2022. Em 2023, o Ministério Público pediu a revogação do benefício, mas a Justiça negou. Segundo o biógrafo Ulisses Campbell, que também roteiriza Tremembé, ela voltou a usar o sobrenome de solteira e chegou a trabalhar como motorista de aplicativo em Franca (SP).

Casos como o de Elize costumam gerar dúvidas sobre pagamentos a criminosos retratados em produções de true crime. O roteirista Raphael Montes, autor dos filmes sobre Suzane von Richthofen, afirmou ao Metrópoles que Suzane e os irmãos Cravinhos não receberam valores pelos longas.