Saída de William Bonner do Jornal Nacional gera onda de boatos na web

O jornalista William Bonner foi alvo de fake news após anunciar sua saída do “Jornal Nacional” na segunda-feira (1º). Em postagens que circularam em diferentes redes sociais, usuários afirmaram que o apresentador estaria com medo de perder o visto para visitar os filhos que moram fora do Brasil. As publicações ganharam milhares de reações em poucas horas.
No X, alguns perfis escreveram que o veterano estaria preocupado com a possível suspensão de seu visto, chegando a citar que “ele tem medo de perder o visto, já que tem dois filhos no exterior”. Além disso, vídeos no TikTok e no Instagram associaram o caso ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, relacionando o tema a sanções previstas na chamada Lei Magnitsky, dos Estados Unidos.
As mensagens falsas chegaram a citar supostas críticas de Bonner a Donald Trump e Jair Bolsonaro (PL), tentando vincular isso a represálias internacionais. No entanto, a informação é falsa: nenhum dos filhos do jornalista mora nos Estados Unidos. Beatriz vive no Brasil, enquanto Vinícius e Laura residem na França, país que dispensa visto para estadias de até 90 dias.