Apoie o DCM

Com saída do PT, militarização cresceu

PM
Foto: Divulgação

Estudo divulgado nesta quinta (11) revela que o apoio à militarização cresceu entre os profissionais das forças de segurança com o fim do governo PT, sem contar o mandato do golpe.  As informações são da pesquisa “Escuta dos Profissionais de Segurança Pública do País” que foi feita com policiais pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o estudo, o apoio ao modelo de polícia unificada, de ciclo completo e militar, passou de 9% para 14,4% entre 2014 e 2021.Embora a organização das instituições nos moldes de uma polícia unificada, de ciclo completo, de caráter civil e com carreira única ainda seja a mais defendida, esse apoio caiu de 56,9% para 46,8% no período analisado.

Na mesma linha, o suporte à desmilitarização das polícias militares caiu. Cerca de 45,8% concorda com o julgamento pela justiça militar aos policiais militares, contra 32,6% que apoiavam em 2014. Além disso, 35,1% deseja que as polícias militares e o corpo de bombeiros se mantenham como forças auxiliares do Exército, com o fim do controle e da Inspetoria das PMs. Esse percentual era de 20,8% em 2014.

Leia também:

1; Saiba como Paulo Guedes quer controlar a inflação

2; Quem será o candidato de Bolsonaro no Rio de Janeiro

3; Bia Kicis perto do PL: Lembre o que deputada dizia do Centrão

Profissionais de segurança pública estão insatisfeitos com o modelo de polícia atual

“O levantamento indica que existe uma divisão quanto aos aspectos e valores da militarização da segurança pública que hoje perpassam o sistema de segurança”, observa Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança em nota de divulgação do estudo.

“De modo geral, a pesquisa mostrou que os profissionais de segurança pública no Brasil estão insatisfeitos com o modelo de polícia que temos e com a modelagem de suas carreiras e a partir daí dão boas pistas sobre mudanças organizacionais que poderiam ser feitas”, disse Renato. Com informações do UOL.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.