Apoie o DCM

Sakamoto: Bolsonaro não pode esconder exames de rotina

O presidente Jair Bolsonaro (Alan Santos/PR/Divulgação

Do Blog do Leonardo Sakamoto no UOL:

Transparência não é concessão que governantes fazem a cidadãos, mas uma obrigação. A condição de saúde de um presidente da República não é uma questão de foro íntimo, mas de interesse público, pois situações que os incapacitam permanentemente ou momentaneamente causam impactos na vida das pessoas.

Uma ida programada ao hospital, portanto, deve estar presente na agenda pública do mandatário, tal como uma reunião política – com a descrição de horário, local e tipo de atendimento. E uma ida emergencial deve ser divulgada imediatamente à sociedade.

Não foi o que aconteceu, contudo, com Jair Bolsonaro, nesta quinta (30), que passou algumas horas no Hospital das Forças Armadas. Segundo apuração do UOL, o presidente tinha uma avaliação de rotina programada. Então, porque isso não estava na agenda da Presidência da República?

(…)

O que está aqui sendo lembrado não é novidade, uma vez que há políticos com mandato público que informam a população sobre a sua ida a hospitais para tratamentos, como quimioterapia, ou internações.