Apoie o DCM

Sakamoto rebate Bolsonaro: “Presidente que promove aglomeração deveria bancar oxigênio do próprio bolso”

Da Coluna de Leonardo Sakamoto no UOL:

Jair Bolsonaro. (Arquivo AFP)

Bolsonaro disse que governador que fechar seu Estado para evitar mortes por covid-19 deve bancar o auxílio emergencial. Na verdade, presidente que promove aglomeração em uma pandemia que já matou 253 mil é que deveria bancar o oxigênio cuja falta sufoca nossos hospitais. Do próprio bolso.

(…) “O auxílio emergencial vem por mais alguns meses. E daqui para frente, o governador que fechar seu estado, o governador que destrói emprego, ele é que deve bancar o auxílio emergencial. Não pode continuar fazendo política e jogar no colo do presidente da República essa responsabilidade”, afirmou.

Primeiro: o dinheiro a ser dado para auxiliar famílias pobres na pandemia não é dele, apesar de não raro, ele tratar como privado aquilo que é público.

Segundo: quem decide o auxílio, em última instância, é o Congresso, não ele. Aliás, foi graças aos parlamentares que o auxílio não foi de R$ 200 no primeiro semestre do ano passado, como queria seu governo.

Terceiro: quem está fazendo política é ele, atacando as ações de governadores e prefeitos que estão tentando fazer algo para diminuir a tragédia da segunda onda, pois teme o aparecimento de competidores para 2022.

(…)