Apoie o DCM

Salles e Seif Júnior liberam pesca em Fernando de Noronha

Do ESTADÃO:

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o secretário de Pesca, Jorge Seif Júnior, além do presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), anunciaram nesta sexta-feira, 30, a liberação de pesca da sardinha em Fernando de Noronha. Foi assinado um “Termo de Compromisso” com a normatização e regras, autorizando essa atividade. A decisão, porém, atropela uma decisão técnica do próprio ICMBio contrária à prática.

A reportagem teve acesso a um documento técnico do órgão, elaborado em outubro de 2016, que analisou profundamente os impactos para liberar a captura de sardinha dentro do Parque Nacional de Fernando de Noronha. O local é uma unidade de conservação administrada pelo ICMBio, daí o fato de ter uma série de regras de controle e respeito ao meio ambiente.

Neste estudo, a área técnica do ICMBio é objetiva ao se posicionar sobre a pesca de sardinha da ilha: “Não há motivação nos contextos de conservação da biodiversidade, econômico ou histórico de tradicionalidade que justifiquem a abertura da atividade pesqueira dentro dos limites do parque nacional de Fernando de Noronha”.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Nordeste, ligado ao ICMBio, é taxativo em sua conclusão: “A manifestação do Cepene é contrária a liberação da pesca no Parque Nacional de Fernando de Noronha”.

(…)