Apoie o DCM

Salles enaltece “melancias” bolivianos e vira chacota após fracasso do golpe

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) de perfil, de óculos, com expressão pensativa e mãos unidas próximas ao rosto
O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) – Reprodução

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) gerou polêmica nas redes sociais ao fazer uma postagem no X (antigo Twitter) sobre a tentativa de golpe de Estado na Bolívia, liderada pelo ex-comandante do Exército Juan José Zúñiga, nesta quarta-feira (26). Apesar do impacto inicial, a tentativa de golpe militar fracassou e o general foi preso. Já o parlamentar brasileiro, virou alvo de chacota na web.

Em sua postagem, o bolsonarista escreveu em espanhol: “En Bolívia las melancias tienen cojones…”, o que, em tradução livre, significa que os “melancias”, referindo-se de maneira pejorativa aos militares bolivianos, “têm culhões”. O termo “melancia” é usado pela extrema direita para descrever os militares que, apesar de vestirem uniformes verdes, possuem pensamentos alinhados à esquerda (vermelho por dentro). Vale notar que, em espanhol, “melancia” se traduz como “sandía”.

A publicação de Salles recebeu diversas respostas dos progressistas: parlamentares como Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Alencar Santana (PT-SP) e influenciadores progressistas, como Vinicios Betiol e Biazita Gomes responderam a ele apontando o fracasso do golpe. Confira a repercussão:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link