Salman Rushdie teve fígado e braço atingidos por facada e ainda perderá um olho

Após sofrer um atentado nesta sexta-feira (12), antes de um evento nos Estados Unidos, o autor anglo-indiano Salman Rushdie deve perder um olho, além de ter nervos de seu braço e o fígado comprometidos.
Seu agente, Andrew Wylie confirmou a informação. Nesta noite, em nota atualizada a imprensa, ele afirmou ainda que o autor está em um respirador e não consegue falar.
“As notícias não são boas. Salman provavelmente perderá um olho; os nervos de seu braço foram cortados; e seu fígado foi esfaqueado e danificado”, disse Wylie.
O autor do crime é Hadi Matar, de 24 anos. De acordo com a polícia, ele invadiu o palco da Chautauqua Institution, e esfaqueou o escritor no pescoço e abdômen. Uma testemunha relatou à agência Associated Press que viu o autor receber de 10 a 15 golpes.
O entrevistador que acompanhava Rushdie no evento também foi ferido. De acordo com a polícia, o agressor foi detido e está sob custódia.
O escritor se preparava dar uma palestra numa organização beneficente no oeste do estado de Nova York, quando sofreu o ataque, caiu no chão, foi socorrido e levado ao hospital de helicóptero. Rushdie é perseguido por autoridades iranianas por blasfêmia desde a publicação de “Os Versos Satânicos” em 1988, romance de fantasia considerado ofensivo a Maomé e à fé islâmica.