Há 46 anos, sanfoneiro cego toca na mesma rua do interior de SP

Walter Baptista Junior, conhecido como Stefano, toca sanfona há 46 anos na Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas (SP). Aos 53 anos e com deficiência visual, ele mantém o ponto onde começou a se apresentar aos 7 anos e hoje viaja diariamente de Monte Mor para tocar até as 14h.
A rotina começa por volta das 6h. Com uma bengala, a sanfona, uma caixa para contribuições e uma bolsa, Stefano faz o trajeto até Campinas. Na infância, ia acompanhado da mãe e das irmãs; aos 16 anos, passou a ir sozinho. Ele aprendeu as primeiras canções com um tio, usando um acordeão de oito baixos que ganhou do avô, e também toca teclado e gaita de ponto.
Stefano enfrenta diabetes e cirrose hepática, por isso reserva os fins de semana para descanso e acompanhamento médico. O dinheiro das apresentações ajuda nas despesas de casa, mas ele diz que as contribuições não acompanham o custo de vida. O músico quer fazer shows e publicar suas composições no Spotify. “Eu queria me publicar mais no Spotify mesmo, né? Que lá todo mundo ouve. Não sei como faz”, afirmou.
