Santander desativa transferências por DOC para todos os clientes

Seguindo o Itaú, o Santander antecipou a desativação das transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e o serviço não está mais disponível a clientes no aplicativo. O banco anunciou, em comunicado publicado em julho, que a operação teria fim em setembro.
Segundo o Santander, a opção foi desativada para todos os clientes. O Itaú afirmou que já havia encerrado esse tipo de operação em janeiro.
Em maio, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou que os bancos associados à entidade deixariam de oferecer as operações de transferência via DOC até 29 de fevereiro de 2024. O serviço será desativado para pessoas físicas e jurídicas.
Ainda não se sabe quantos bancos começaram a desativação e a Febraban não tem feito um monitoramento. Mas o app do banco Inter, por exemplo, não apresenta mais a opção de DOC. No Banco do Brasil e no Bradesco, ainda está disponível a operação.
As transferências via DOC são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem. O valor máximo para esse tipo de operação é de R$ 4.999,99. Depósitos acima de R$ 5.000 são feitas via TED.