Apoie o DCM

Santander: “preocupação com o dólar alto começa a contaminar outros mercados”

Dólares. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Do Valor:

A escalada do dólar já começa a trazer impactos negativos para as condições financeiras e a confiança dentro do Brasil, o que prejudica a retomada da economia este ano. Por isso, o Banco Central deveria mudar estratégia de intervenção no câmbio. A avaliação é do diretor de Tesouraria do Santander, Luiz Masagão.

“Diferentemente do que ocorreu nos últimos dias, quando a desvalorização do real tinha impactado pouco outros ativos, hoje, pela primeira vez, vemos esse movimento impactar a parte longa da curva de juros. Ou seja, a preocupação com o dólar alto começa a contaminar outros mercados”, diz o profissional.

“E não é só isso: começamos a ver outros setores da sociedade discutindo o câmbio, empresários, importadores. Ou seja, o que se imagina que poderia ajudar a economia – nas exportações, por exemplo -, começa a ter impacto contrário, afetando as condições financeiras e o nível de confiança para investir e consumir.”

Nesta quinta-feira, o Banco Central realizou três leilões de swap, ambos ofertando o equivalente a US$ 1 bilhão. Apesar da ação do BC, o dólar continua subindo e avançava 1,42% por volta das 12h40, aos R$ 4,6436.

(…)