Apoie o DCM

São Paulo entra em alerta com formação de ciclone extratropical

Nuvens encobrindo o céu de Osasco, na Grande São Paulo. Reprodução


Um ciclone extratropical atua na costa do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (30) e pode provocar chuva intensa e ventos fortes em diversas regiões. A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o sistema, aliado a um cavado em altitude, favorece precipitações persistentes, principalmente na faixa leste e no nordeste paulista, com atenção especial para áreas vulneráveis.

Segundo o órgão, há risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e desabamentos, sobretudo em municípios do litoral e da Grande São Paulo. Até o fim da tarde, já havia registro de chuva forte em cidades da Baixada Santista. Em São Vicente, o acumulado chegou a 17 milímetros em uma hora, volume classificado como chuva forte pela Defesa Civil.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo para tempestade, válido por 24 horas, para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão formado pelo encontro de massas de ar frio e quente e pode provocar chuvas volumosas, ventos intensos e queda de temperatura.