São Paulo registra 36,3°C e tem dezembro mais quente desde 1943

A cidade de São Paulo registrou neste domingo (28) a maior temperatura de 2025 e o dia mais quente já observado em um mês de dezembro desde o início das medições, em 1943. A estação convencional do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte, marcou 36,3°C às 15h, superando o recorde anterior de 36,1°C registrado apenas dois dias antes, na sexta-feira (26).
Segundo o meteorologista Franco Nadal Villela, do Inmet, a marca também ultrapassa o antigo recorde de dezembro, de 35,6°C, registrado em 3 de dezembro de 1961. Na medição automática das 16h, a temperatura chegou a 37,2°C, índice ainda maior, mas o histórico oficial considera prioritariamente os dados da estação convencional, utilizada desde o início da série. A capital também completou neste domingo o quarto dia consecutivo com temperaturas acima de 35°C.
O calor extremo ocorre em meio a um alerta vermelho do Inmet para onda de calor em 1.284 municípios, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, norte do Paraná e sul de Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso, o mais grave da escala do instituto, indica risco à saúde por temperaturas ao menos 5°C acima da média por mais de cinco dias e segue até esta segunda-feira (29), quando a chegada de uma frente fria pode provocar chuvas fortes, rajadas de vento e risco de alagamentos na capital paulista.
