São Paulo tem 5 casos confirmados da nova variante do coronavírus

Foto: Reprodução/Pixabay
De Judite Cypreste e Julia Affonso na GloboNews.
O número de infectados com a nova variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, subiu para cinco no estado de São Paulo, segundo informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (5).
Dois novos casos foram registrados nas últimas semanas. No dia 26 de janeiro, a Secretaria da Saúde já havia confirmado três casos no estado.
De acordo com o Ministério, até o momento, em todo o país, foram confirmados 38 casos pela nova variante P1, sendo 31 no estado do Amazonas, dois no estado do Pará e cinco no estado de São Paulo.
A análises relativas a nova variantes são feitas em três Laboratórios de Saúde Pública: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Evandro Chagas.
Além desses, outros laboratórios públicos e privados no Brasil também realizam o sequenciamento necessário para identificação da nova variante.
O Ministério da Saúde emitiu no dia 2 de fevereiro uma Nota Técnica para os estados e o Distrito Federal sobre a nova variante do SARS-CoV-2 identificada no Brasil.
O documento traz informações sobre as características da nova variante do Amazonas (VOC P.1), orientações e recomendações de medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação da nova variante.
(…)