Apoie o DCM

Sarampo volta com tudo e Rio já tem a primeira morte em 20 anos

O aumento dos casos de sarampo é acompanhado de um crescente movimento “antivacinas”, que se apoia em uma publicação fraudulenta de 1998 que relacionava a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) com o autismo em crianças – Getty/AFP/Arquivos

Do DW:

Um bebê de oito meses foi a primeira vítima fatal de sarampo no estado do Rio de Janeiro em 20 anos, informaram autoridades de saúde nesta sexta-feira (14/02). A doença foi considerada erradicada no Brasil em 2016, mas recentemente ela ressurgiu no país, com 18,2 mil casos registrados no ano passado.

O bebê David Gabriel dos Santos, que estava num abrigo em Nova Iguaçu, morreu em 6 de janeiro num hospital da cidade da Baixada Fluminense. Ele estava internado com quadro de pneumonia. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a morte por sarampo foi confirmada por exames de sangue.

A Secretaria informou ainda que, na época em que foi realizada a vacinação de rotina no abrigo, o bebê não foi vacinado por ter menos de seis meses, quando é aplicada a primeira dose da vacina contra o sarampo. Além dele, duas crianças e uma cuidadora contraíram a doença. Essa foi a primeira morte registrada por sarampo no estado desde 2000.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) declarou o sarampo erradicado do Brasil em 2016. O país, no entanto, voltou a registrar novos casos da doença no ano seguinte em Roraima e no Amazonas, a partir de pessoas infectadas com o vírus que vieram da Venezuela. O descuido com a vacinação contribui para a propagação da infecção pelo território nacional.

(…)