Saturno vai perder os anéis? Entenda o fenômeno e saiba como assistir

Um fenômeno astronômico raro fará os famosos anéis de Saturno praticamente desaparecerem da vista neste fim de semana. O evento, chamado de “cruzamento do plano dos anéis”, ocorre quando a Terra e Saturno se alinham, fazendo com que os anéis ultrafinos fiquem exatamente de perfil para nós. “Saturno é um objeto espetacular de se observar. Mesmo com pequenos telescópios, é possível ver os anéis”, disse o astrofotógrafo Damian Peach.
Embora o desaparecimento não seja completo desta vez – os anéis ficarão visíveis em menos de 1% no sábado -, esta é uma oportunidade única para testemunhar o fenômeno. A próxima chance de ver uma travessia completa do plano dos anéis só ocorrerá em 2038. Saturno estará visível no céu sudeste após o pôr do sol de sexta a domingo, com melhor observação antes das 3h30.
O efeito ocorre porque Saturno é inclinado em seu eixo e leva quase 30 anos para orbitar o Sol. As órbitas dos dois planetas fazem os anéis parecerem se estreitar e se alargar periodicamente. Historicamente, esse “desaparecimento” confundiu o próprio Galileu, que em 1610 não conseguiu distinguir os anéis com seu telescópio primitivo e descreveu Saturno como um “planeta de três corpos”.
Cientistas usarão o Telescópio Espacial James Webb para estudar o evento, que oferece condições ideais para investigar o anel mais externo e tênue. A equipe do astrofísico Philip Nicholson, da Universidade Cornell, analisará a luz refletida para detectar átomos de carbono, o que poderia reforçar a hipótese de habitabilidade no oceano subterrâneo da lua Encélado.
