Saúde: 7 mil passos por dia já bastam para prevenir doenças e viver mais, diz estudo

Um estudo internacional com dados de 160 mil pessoas aponta que caminhar 7 mil passos por dia já é suficiente para reduzir significativamente o risco de morte precoce e diversos problemas de saúde. A pesquisa, publicada na revista Lancet Public Health, revela que o hábito pode diminuir em até 47% o risco de morte em comparação com quem caminha apenas 2 mil passos por dia.
Os pesquisadores também identificaram queda de 38% no risco de demência, 25% nas doenças cardíacas, 22% em casos de depressão e 14% de diabetes. A relação com o câncer não foi direta, mas pessoas que caminham mais apresentaram 37% menos chance de morrer em decorrência da doença. A recomendação é acumular os passos ao longo do dia, o que equivale a cerca de uma hora de caminhada.
“Você não precisa dar 10 mil passos por dia para obter grandes benefícios”, afirmou Paddy Dempsey, da Universidade de Cambridge. Segundo ele, a maior parte dos ganhos ocorre antes de atingir os 7 mil passos. Para quem caminha pouco, a dica é simples: “Tente adicionar mil passos por dia, o que equivale a 10 a 15 minutos de caminhada leve”.