Apoie o DCM

SBT é escrachado na web após divulgar fake news sobre multas no RS

Reportagem do SBT sobre caminhões sendo multados. Foto: Reprodução

O SBT foi obrigado a apagar a reportagem que acusava a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de barrar caminhões de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul após a agência desmentir as informações veiculadas pela emissora. O caso deu o que falar nas redes sociais.

A reportagem apresentou uma tarja exclusiva: “Motoristas com doações estão sendo barrados e multados”. No entanto, foi esclarecido que os veículos estavam sendo parados devido ao excesso de peso, sem a apresentação de nota fiscal e sem a aplicação de multas aos que transportavam doações.

A ANTT, por meio de uma nota oficial, desmentiu as fake news que circulam pela web. “Os vídeos que circulam na internet e afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos”, declarou a agência em parte da nota.

A empresa Bread King, mencionada na reportagem como exemplo de veículo retido, explicou também que o caminhão seguiu viagem até seu destino final e que o transporte foi abordado apenas por “excesso de peso”, sendo liberado sem qualquer notificação, de acordo com informações do portal Terra.

Após vir à tona o fato de a reportagem do SBT ser uma informação falsa, internautas criticaram a emissora nas redes sociais. No X, antigo Twitter, o caso tornou-se um dos assuntos mais comentados.

Confira:

 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link