SBT exclui todos os vestígios de fake news sobre multas a caminhões no RS
O SBT excluiu todos os vestígios da fake news sobre multas aplicadas a motoristas que levavam doações ao Rio Grande do Sul, que sofre com fortes chuvas desde a semana passada. A emissora apagou a matéria de todos os seus meios de comunicação, incluindo as redes sociais, após críticas.
A matéria com a chamada “Motoristas com doações estão sendo barrados e multados; medida atrasa entrega” foi veiculada no telejornal “Tá na Hora”. “A ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] estaria barrando caminhões da Defesa Civil, com ajuda humanitária, porque não têm nota fiscal e estão um pouco acima do peso”, afirmou Márcia Dantas, apresentadora da atração.
Após a repercussão da mentira e uma manifestação da ANTT, que esclareceu que o episódio veiculado no programa foi um “caso isolado”, a emissora decidiu excluir o conteúdo de todas as suas plataformas.
O SBT ainda publicou uma nota dizendo que possui “compromisso com a verdade” e que “não tem o objetivo de politizar qualquer assunto”. “Nossa equipe de reportagem constatou embaraços oficiais ao trânsito de caminhões com doações para o Rio Grande do Sul, e assim retratou os fatos, até mesmo como forma de alerta às autoridades”, alegou a emissora.