Apoie o DCM

SBT se irrita com proposta do Ibope sobre audiência da Copa; entenda

Tiago Leifert e Galvão Bueno, as vozes do SBT para a Copa do Mundo. Foto: Divulgação

A relação entre SBT e Ibope ganhou novo capítulo de tensão às vésperas da Copa do Mundo de 2026. Em reuniões realizadas nesta semana para discutir divergências na medição de audiência de eventos esportivos transmitidos simultaneamente por diferentes canais, o instituto sugeriu que a emissora adotasse um atraso de cerca de 40 segundos em relação aos concorrentes. A proposta gerou forte reação entre executivos do canal.

O impasse surgiu após questionamentos sobre os números da transmissão da convocação da Seleção Brasileira, em maio. Inicialmente, os dados em tempo real apontavam vantagem da Band, mas a medição consolidada divulgada no dia seguinte indicou liderança do SBT. Segundo a emissora, o instituto reconheceu não possuir uma solução técnica imediata para evitar falhas em transmissões simultâneas e apresentou o delay como alternativa temporária.

Em nota, o Ibope afirmou que está “na vanguarda global do desenvolvimento de novas tecnologias de medição, com soluções já disponíveis e apresentadas ao mercado”. A preocupação do SBT é que problemas semelhantes se repitam durante a Copa, que terá jogos exibidos por diversas emissoras e plataformas ao mesmo tempo. O instituto informou que pretende discutir o tema com o mercado, mas não prevê a implementação de uma nova solução antes do torneio.