SBT tenta comprar novela famosa dos anos 90 que está em “limbo jurídico”

O SBT está em negociação para tentar comprar os direitos de exibição de “Xica da Silva”, última grande novela da extinta Rede Manchete, exibida originalmente entre 1996 e 1997 e responsável por lançar Taís Araujo ao estrelato. A emissora de Silvio Santos já reprisou a trama em 2005 e agora pretende disponibilizá-la em seu streaming, o +SBT, além de mantê-la como opção para reprise em TV aberta.
Segundo o blog F5 da Folha de S.Paulo, a emissora tem enfrentado obstáculos legais, já que a novela está em um “limbo jurídico” envolvendo diferentes partes. Os direitos de exibição são da Bloch Som e Imagem, produtora criada em 1995 para resguardar o acervo da Manchete, e hoje comandada pelas herdeiras de Pedro Jack Kapeller.
Ao mesmo tempo, a produtora Vip2000 tem licença para vender a novela ao mercado internacional, enquanto os direitos de texto, em tese, são de Walcyr Carrasco, que assinou a obra com o pseudônimo Adamo Angel. Essa confusão já rendeu reclamações públicas de atores, que afirmam nunca terem recebido valores pelas reprises internacionais.
“Xica da Silva” foi um fenômeno de audiência para a Manchete, registrando médias de 14 pontos em São Paulo e chegando a superar os 20 pontos na reprise do SBT em 2005. Inspirada em romances de Agripa Vasconcellos e João Felício dos Santos, a novela reuniu em seu elenco futuros grandes nomes da Globo, como Giovanna Antonelli, Drica Moraes e Murilo Rosa.