Apoie o DCM

Scott Adams, autor de “Dilbert”, morre aos 68 anos

O quadrinho ‘Dilbert’ e seu criador Scott Adams. Foto: Reprodução

O cartunista norte-americano Scott Adams, criador do quadrinho “Dilbert”, morreu aos 68 anos em decorrência de um câncer de próstata. A informação foi divulgada por Shelly Miles, ex-esposa do artista, durante uma transmissão do programa “Real Coffee with Scott Adams”, nesta terça-feira (13), quando também foi lida uma carta escrita por ele no início do ano.

Criado em 1989, “Dilbert” retratava o cotidiano de um profissional de tecnologia em ambientes corporativos e ganhou destaque por sua abordagem irônica da vida em escritórios. A tira foi publicada em centenas de jornais e deu origem a uma série animada exibida por duas temporadas. Nos últimos meses, Adams estava sob cuidados paliativos após a doença se espalhar para os ossos, condição que comprometeu gravemente sua saúde.

Na última década, Adams passou a atuar como comentarista político em podcasts e redes sociais, aproximando-se de pautas conservadoras. Em 2023, “Dilbert” deixou de ser publicado por diversos jornais dos Estados Unidos após declarações feitas pelo autor em seu programa. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou a morte do cartunista em mensagem divulgada nas redes sociais.