Se não estiver preso até lá, Bolsonaro ganha título de cidadão de Barretos na próxima sexta, 25

A Câmara de Barretos, no interior de São Paulo, aprovou a concessão do título de cidadão honorário ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A autoria do projeto é do vereador Paulo Correa (PL).
Nas redes sociais, o parlamentar disse que o currículo de Bolsonaro, por si só, já justiçaria a honraria e que “nada mais justo que o diploma de cidadania, por ser motivo de orgulho, de toda a sociedade barretense”. “A entrega da homenagem é um reconhecimento aos trabalhos feitos por Bolsonaro a Barretos, ao agronegócio, ao Estado e ao país”, escreveu o vereador.
A entrega da honraria está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (25), dia do aniversário de Barretos e durante a Festa do Peão.
Bolsonaro, que já participava dos eventos desde 2017, foi abraçado de vez pelo setor após anunciar no estádio de rodeios da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, em 2019, um decreto que flexibilizava a legislação sobre os eventos em todo o país e, na prática, dificultava ações judiciais de entidades de proteção animal contra os rodeios.
A concessão da honraria a Bolsonaro gerou críticas.
O PSOL publicou um comunicado repudiando.
“É motivo de profunda tristeza constatar que os 16 vereadores presentes votaram a favor da escabrosa proposta”, diz a nota.
Outra dúvida é saber se o capitão vai conseguir sobreviver em libertado por mais uma semana, já que fala até em fugir do país por conta da iminência de ter a prisão preventiva pedida pelo Supremo Tribunal Federal.