Apoie o DCM

Secom distorce dados para fingir que situação da pandemia no Brasil é controlada

Da ÉPOCA:

Dados distorcidos da Secom. Foto: Reprodução

Em meio a uma avalanche de postagens no dia em que o Brasil completa 100 mil mortos por Covid-19, a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto postou no começo da noite deste sábado um ranking em que o país aparece como o 11º com maior número de mortos por milhão. Ou seja, dentre 215 países e territórios, o Brasil é o 11º é o que mais mata por milhão de habitantes. Em outros 204 países a situação é melhor. O tom da publicação é positivo, como se este fosse um fato a se celebrar.

Em números absolutos, ou seja, no total de mortos, o Brasil só perde para os Estados Unidos.

A estatística selecionada pelo Planalto, pinçada do site Worlddometer, mostra a divisão de mortes a cada milhão de habitantes.

O pior colocado é San Marino, uma micronação europeia com população de 33 mil pessoas e que, por ter registrado 42 mortes, teve uma taxa de morte de 1.238 vítimas por milhão — se tivesse um milhão de habitantes, teriam morrido 1.238 pessoas à essa taxa.

(…)