Apoie o DCM

Secretária da juventude defende campanha de abstinência: ‘Músicas só falam da parte boa da prática sexual’

Do Globo:

Aos 25 anos, Jayana Nicaretta é a face jovem por trás da campanha do governo para prevenir a gravidez precoce com foco na abstinência sexual. Secretária Nacional da Juventude (SNJ), a engenheira participa das discussões do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos sobre o tema e foi quem sugeriu o lema “Pense duas vezes” como slogan da campanha — a frase definitiva ficará a cargo da empresa de publicidade responsável.

Em entrevista ao GLOBO, Janayna minimizou as críticas e piadas que têm sido feitas sobre a campanha e argumentou que é preciso conscientizar os jovens sobre a “parte ruim” do sexo.(…)

E o que achou da reatividade do público em geral? A mensagem não foi passada da maneira correta, talvez pela imprensa. Por muito tempo, as músicas colocaram o sexo como uma atividade não humana, meio animalesca. Tudo ao redor dos adolescentes os leva a pensar que estão atrasados, que o jovem está por fora se ainda não iniciou a vida sexual, que está excluído. Tem uma ideia nova que diz não a tudo isso, e que diz: “Não, espera aí! Não é tudo isso”.

As músicas só falam da parte boa da prática sexual, você não vê uma música falando de todas as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), ou do impacto da gravidez precoce. Não vemos nelas tudo que cerca o jovem ligado a essa parte ruim. O jovem não está refletindo, ele está fazendo porque é bom. E aí a gente vem na contramão, e é claro que vai gerar reação de espanto

(…)