Apoie o DCM

Secretaria de Saúde confirma 1° caso de sarampo de 2025 em SP

Mão com erupções cutâneas avermelhadas, típicas do sarampo Foto: Romolo Tavani/Agência O Globo

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou, na última quinta-feira (17), o primeiro caso de sarampo no estado em 2025. O paciente é um homem de 31 anos, residente na capital paulista, que já estava vacinado contra a doença e não precisou de internação. De acordo com a pasta, ele já se recuperou completamente e não apresenta mais sintomas. O local exato da infecção ainda está sob investigação pelas autoridades sanitárias.

“Todas as medidas de controle e prevenção já foram iniciadas, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e com o Ministério da Saúde”, informou a secretaria em nota oficial. Este não é o primeiro registro da doença no país este ano. Em março, dois casos foram confirmados em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, ambos com pacientes que também se recuperaram sem complicações.

O último caso de sarampo autóctone (com transmissão dentro do território nacional) havia sido registrado em junho de 2022, no Amapá. Apesar dos novos casos isolados, o Brasil mantém seu status de país livre da circulação endêmica do vírus do sarampo, certificado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em novembro do ano passado. O país já havia recebido essa certificação em 2016, mas a perdeu temporariamente em 2018 devido a novos surtos.

Enquanto isso, outros países enfrentam surtos significativos da doença. Nos Estados Unidos, um recente surto no sudoeste do país resultou em duas mortes e mais de 200 infectados, levando as autoridades de saúde a emitirem alertas. O México também registrou pelo menos 22 casos de sarampo neste ano, reforçando a importância da manutenção da cobertura vacinal.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line